HISTÓRIA & LITERATURA
Angola e a luta anticolonial
Temas para análise
Este módulo apresenta uma compilação dos temas extraídos em cada produção literária, os quais apareceram nas resenhas das obras. Os temas listados estão ordenados por seções, subdivididas em suas respectivas produções literárias. Em cada seção temos as análises das obras, mostrando como os temas são destacados pelos autores, as possibilidades de reflexões para a disciplina história, bem como algumas sugestões de atividades voltadas para o ensino de história da África através, principalmente, da interdisciplinaridade entre história e literatura, mas também ampliando as possibilidades de diálogo e conexões a outras áreas de conhecimento.
Alguns temas importantes, como a exploração colonial, o marxismo e a resistência ao colonialismo, mesmo não aparecendo em destaque nomeando uma seção, compõem as análises e estão mencionados nos livros onde possuem relevância, se articulando com outros temas.
Seguem abaixo os temas com seus textos introdutórios. Logo na sequência encontram-se as análises relacionadas às respectivas obras, disponíveis nos links nomeados com o título de cada livro. Clicando no link, o professor vai acessar as reflexões temáticas, informações gerais e sugestões de atividades referentes a cada produção literária.
TEMA: IDENTIDADE NACIONAL
O problema das identidades nacionais aparece em todas as obras, sob diferentes abordagens. A seguir veremos como Pepetela e Luandino Vieira aplicaram essa temática em suas narrativas, e algumas possibilidades didáticas para o ensino de História.
Importante lembrar que ambos foram militantes do MPLA, sobretudo enquanto escreviam tais obras, fator que influenciou o olhar dos autores sobre a questão das nacionalidades em Angola e do projeto de nação para o país após a independência.
Clique nos links a seguir.
TEMA: LUTAS DE LIBERTAÇÃO
As lutas de libertação estão presentes com grande destaque, inclusive definindo muito da sequência do enredo, nas obras de Pepetela.
Em Luandino Vieira, veremos que ela pode ser relacionada com o contexto das mobilizações populares contra a opressão colonial e na compreensão do ambiente que impulsionou as lutas pela independência.
Seguem as análises das obras e algumas possibilidades de aplicação didática a partir dessa temática.
Clique nos links a seguir.
TEMA: MEMÓRIAS
As memórias estão presentes em todas as narrativas, em diferentes níveis de importância para os enredos.
Em Pepetela elas aparecem sobretudo nos relatos dos combatentes, enquanto em Luandino Vieira elas formam a base das tramas.
Clique nos links a seguir.
TEMA: RACISMO
A questão racial aparece nas obras, principalmente de modo conectado à opressão colonial, deixando evidente o racismo como uma das chagas da exploração europeia em Angola.
Seguem as análises e as respectivas possibilidades de aplicação didática a partir dessa temática.
Clique nos links a seguir.
TEMA: ORALIDADE
As marcas da língua falada pelos angolanos possui importância na literatura de Pepetela e Luandino Vieira de formas diversas, conforme será explicado nas análises abaixo.
A oralidade representa uma forte marca cultural que articula-se com a memória para auxiliar ainda mais na compreensão da obra dos escritores.
Clique nos links a seguir.