HISTÓRIA & LITERATURA
Angola e a luta anticolonial
LUTAS DE LIBERTAÇÃO
-
Luuanda e Nosso Musseque
Estas obras do Luandino Vieira estão situadas num período de tempo entre a década de 1950 e início de 1960, portanto inseridas no contexto que precedeu e fermentou o surgimento das mobilizações pela independência do país.
Além do aspecto acima mencionado, tais escritos não abordam diretamente as lutas de libertação. Os enredos dos contos e do romance trazem o ambiente de exploração colonial nos musseques que gerou diversas contestações por parte dos moradores, conforme demonstrado nas resenhas das obras, e portanto deixam evidente a necessidade de união e organização dos populares em torno da luta coletiva contra a opressão colonial.
Sugestão de atividade
Após uma aula expositiva e dialogada sobre a luta anticolonial em Angola e a partir da leitura dos contos de Luuanda ou dos capítulos de Nosso Musseque e seus relatos registrados, solicite aos alunos que redijam individualmente um breve texto discutindo como a obra literária retratou o ambiente de exploração colonial que motivou o surgimento dos movimentos de libertação nacional em Angola.
Podem ser escolhidos partes das obras (os contos de Luuanda e/ou os capítulos de Nosso Musseque), ou a obra completa, de acordo com a programação de aulas e o planejamento pedagógico do professor em sua disciplina.
Referências
VIEIRA, Luandino. Luuanda. São Paulo: Editora Ática, 1982.
________________. Nosso musseque. Lisboa: Editorial Caminho, 2003.